A Estrada da Morte, na Bolívia, de 4.200 metros acima do nível do mar para 1.200 metros em 72 quilômetros de descida. Fiz o percurso de bicicleta — uma das estradas mais perigosas do mundo. A volta foi de van, pelo mesmo caminho, com as bicicletas no bagageiro. Foi definitivamente mais assustadora que a descida de bicicleta.
A estrada tem espaço para a passagem de um carro apenas, espremido entre a montanha e o abismo. Em um determinado ponto, os veículos passavam exatamente embaixo de uma cachoeira, logo no trecho mais estreito do caminho. O barulho da água batendo no teto da van era ensurdecedor. Abri a janela, coloquei a cabeça e a câmera para fora e enquadrei o micro-ônibus que subia logo à frente, a lateral da van, o precipício e a cachoeira caindo sobre tudo, capturando toda a tensão e o perigo do momento. Apontei e disparei. E a foto passou a existir.
Back to Top